A informação que apresentar no seu CV deve ser clara, concisa e lógica. Certifique-se que não tem erros que possam confundir o leitor. Os encarregados pelo recrutamento levam cerca de 10 segundos a olhar para o seu CV para decidir se o vão ler ou não, e cerca de 30 segundos a lê-lo para decidir se o chamam ou não para uma entrevista. NÃO SE ESQUEÇA DISTO! Para cada posição podem receber 300-400 candidaturas.
Antes de elaborar o seu CV deve perguntar a si próprio algumas questões. Escreva as respostas e depois será mais fácil formatar o CV.
- O que pensa que a empresa procura?
- Que capacidades são necessárias para um bom desempenho naquela posição?
- Que resultados alcançou e funções desempenhou em empregos anteriores que o ajudarão no novo emprego?
- Tem adequada formação académica? Tem actualizado o seu conhecimento?
- Fala outras línguas?
- Tem outras experiências de vida que o tenham ajudado a desenvolver aptidões e capacidades para resolver problemas? (viagens ao estrangeiro sozinho, trabalho voluntário numa ONG, ter responsabilidades na universidade...)
- Qual o tipo de posição ideal para si? Prefere trabalhar sozinho ou em equipa? É criativo ou prefere ser guiado num projecto?
- O que gostava no seu emprego anterior? Que aspectos preferia deixar de lado no novo emprego?
- Por que razão está a procurar um novo emprego? Seja sempre honesto nesta resposta. Não é necessário mentir, mas também não é necessário dar todos os detalhes ou dizer coisas desagradáveis do emprego antigo.
- Tem períodos de inactividade na sua carreira profissional? Como os pode explicar de forma positiva? O que aprendeu e que aptidões usou? (viajar, tomar conta dos filhos, procurar trabalho durante muito tempo...)
Organize as suas respostas deste modo:
1. Qual é o meu objectivo? Que nível de responsabilidade procuro?
2. Resumo das capacidades, aptidões adquiridas e competências.
3. Experiência.
4. Estudos/Formação.
5. Uso de programas informáticos/ Internet
6. Línguas
7. Pontos de interesse que queira realçar: interesses, trabalho voluntário...
Quando elaborar o seu CV deve ter presente o que quer transmitir com ele: a informação contida no curriculum vitae deve ser relevante. Só é necessário reflectir os seus interesses e hobbies se eles forem relevantes para a posição à qual se está a candidatar. Por exemplo, se gosta de ler e a posição é nos media, ou se gosta de desporto e a posição é numa empresa desportiva.
Se é voluntário de alguma instituição e ajuda pessoas mas se está a candidatar a uma posição de vendas, é possível que o recrutador pense que não vai ser competitivo o suficiente para a área comercial onde as pessoas geralmente são postas em segundo plano, depois dos alvos e objectivos de vendas.