CV Resume Logo
Curriculum vitae > CV-Resume: Definição

CV-Resume: Definição

Diferença entre um Curriculum Vitae e um Resume?

Diferentes terminologias para diferentes países:

O termo Resume aplica-se apenas nos EUA.

O termo Curriculum Vitae é usado nos países da Europa, América, Ásia e África.

Conteúdos e objectivos diferentes.

Resume: enfatiza a informação sobre a experiência, habilidades e estudos relevantes para os objectivos que devem ser cumpridos em determinado posto de trabalho para o qual se está a candidatar.

Curriculum Vitae: É uma compilação de todos os dados académicos e experiência relevante de uma pessoa durante toda a sua vida (vitae é o termo em latim para vida), não tem relação com a posição a que se está a candidatar. A estrutura normalmente engloba dados pessoais, dados académicos, experiência relevante, idiomas, informática e outros dados, tudo em ordem cronológica.

Tipo de empresa ou posição a que deve ser dirigido

Resume: posições comerciais, direcção, media, audio-visuais, criativo...

Curriculum Vitae: Mais apropriado para posições académicas, científicas, médicos, investigação, tecnologia...

O que quer fazer?

Resume: Quer trabalhar nos EUA?

Como transformar o seu CV num Resume bom e eficaz.

Se quiser optar por uma determinada posição e/ou fazer uma mudança de profissão na sua carreira, a primeira coisa a fazer é desfazer a ideia de que precisa de um CV com uma contabilização de experiência e resultados alcançados, e que é o mesmo para todas as posições e/ou empresas.

O seu objectivo é conseguir uma entrevista e convencer o entrevistador que é o candidato perfeito para a posição. "A apesentação deve ser feita à medida", é esta a característica fundamental do CV-Resume.

Tente reflectir a experiência, realizações e objectivos que se identifiquem com a posição a que se candidata em particular, para que a pessoa responsável pelo recrutamento saiba que satisfaz as características requeridas para a função em causa. Pode omitir a experiência académica ou de trabalho que não esteja relacionada com o cargo ou então resumir a uma frase.