CV Resume Logo
Curriculum vitae > Entrevista Pessoal

Entrevista Pessoal

Durante o processo de procura de emprego, a entrevista pessoal constitui uma das etapas que toda a gente necessariamente deverá encarar. É por isso que os candidatos devem saber qual a atitude correcta nesta situação e de que maneira devem comportar-se diante do entrevistador para deixar uma boa impressão.

Em muitas empresas, a decisão de contratar ou não um trabalhador depende da entrevista. Que se estiver a preparar para esta etapa deve saber que os entrevistadores são verdadeiros profissionais em fazer entrevistas pelo que estabelecem elementos chave nos quais os candidatos devem passar para que possam ser contratados.

Um desses elementos chave é o candidato ser uma pessoa competente. Ou seja, deve ter experiencia e qualidades suficientes para poder executar as diferentes actividades. É certo que isso é apreciado na prática, mas na hora da entrevista, os candidatos têm de ser muito inteligentes e dar a conhecer as suas aptidões. O que as empresas pretendem não são apenas trabalhadores mas sim pessoas com quem possam comunicar facilmente e que estejam dispostas a trabalhar em equipa.

A maioria das entrevistas é para realizar a selecção de pessoal. Praticamente é a oportunidade mais directa para conseguir um emprego e por isso deve ser aproveitada. Os candidatos, em princípio, devem ter em atenção o tempo. A maioria das vezes só têm uma hora ou menos para transmitir todos os seus atributos. É por isso que a sua mensagem deve ser precisa e directa.

Não deve extender-se em asuntos desnecessários, isso só provocará o aborrecimento do entrevistador. A comunicação deve ser com um tom de voz coloquial, não deve usar palavras muito formais e, acima de tudo, deve estabelecer um diálogo agradável. Os candidatos devem participar na conversa e não deixar que sejam só os entrevistadores a falar. Claro que esta participação deve ser em momentos oportunos.

Além disso, os candidatos não devem esquecer que antes da entrevista devem informar-se sobre a empresa ou instituição a que se candidatam. Pelo menos conhecer quais são os principais competidores e os principais destaques.

O candidato também deve dar informaçõs sobre os seus empregos anteriores. Principalmente dar a conhecer os seus maiores resultados alcançados e as principais tarefas que desenvolveu.

Os candidatos devem ainda demostrar sempre interesse para que o entrevistador se aperceba que realmente deseja trabalhar naquela empresa. Seja qual for o tempo de espera ou o número de candidatos, deve sempre ter a postura correcta e dar o seu melhor.