CV Resume Logo
Curriculum vitae > Primeiro emprego

Primeiro emprego

O primeiro emprego é uma boa experiência de formação que pode ter quando sair da Universidade e se juntar à força de trabalho. A experiência começa desde a procura do primeiro emprego. O fundamental é não desanimar em nenhum momento. A primeira tentativa serve sempre para aprender e fazer melhor na segunda vez.

Lógicamente que o primeiro emprego é a situação em que os nervos aparecem a toda a hora. Sobretudo porque as actividades que desenvolvemos são totalmente novas e tememos represálias se cometermos algum erro. Assim, a tranquilidade deve ser uma qualidade de todos aqueles que enfrentam o primeiro emprego.

As empresas desejam contar com pessoal com experiencia pelo que pensam muito bem antes de contratar alguém que se está a iniciar no mundo de trabalho. É por isso que os candidatos devem estar muito bem preparados e capacitados.

Quando os seus empregadores descobrirem o seu potencial começará a assistir a seminários e workshops para alargar os seus horizontes e para se tornar mais eficiente e produtivo. Se deseja uma promoção no futuro deve aumentar o seu nível de conhecimentos começando a tirar um mestrado ou uma pós-graduação. Isto é especialmente importante se trabalhar em instituições de ensino. O nível de educação será a primeira prioridade para uma promoção, bem como os seminários e formações.

A procura do primeiro emprego deve adequar-se às exigências do mercado de trabalho. Além disso não deve candidatar-se a todas as empresas possíveis. Deve planificar correctamente. O primeiro emprego á a oportunidade adequada para demostrar as suas melhores qualidades, ganhar experiência e preparar-se para trabalhos mais exigentes.