CV Resume Logo
Curriculum vitae > Referências

Referências

Ao procurar emprego deve ter em conta a importância das referências. Talvez para muita gente este aspecto não seja importante porque pensam que só podem aceder às ofertas de trabalho certificando a sua carreira profissional. Mas, em muitos casos, a decisão das empresas de contratar ou não uma pessoa depende das referências.

Em princípio, as referências são pessoas que foram testemunhas das nossas experiencias profissionais e por isso podem dar informação detalhada sobre quais foram as nossas principais tarefas e em que medida colaboramos com a empresa. Na maioria dos casos são os chefes directos que devem estar dispostos a oferecer a informação necessária no caso de receberem uma chamada telefónica sobre algum dos seus antigos empregados.

Estas referencias podem ser dadas a conhecer de duas formas: a primeira, através do Currículum Vitae. Neste documento pode referir-se o nome, morada, cargo actual, a empresa a que nos referimos e o telefone das pessoas que possam dar referências do nosso trabalho.

A segunda forma de dar a conhecer as referencias pessoais é numa entrevista de trabalho. Ou seja, no Currículum Vitae não se põe muitos detalles sobre este aspecto, mas na hora de falar sobre as experiências profissionais, deve mencionar-se o nome das referências mais directas. Do mesmo modo também se dá a conhecer de que forma se pode entrar em contacto com as ditas referências...

No caso das pessoas que procuram trabalho pela primeira vez, também se podem dar referências. Mesmo que não exista nenhuma experiência laboral, é importante mencionar estágios profissionais, programas de voluntariado, organização de eventos, trabalhos de verão, etc., ou seja, todas as actividades em que tenha participado, mesmo que não se relacionem directamente com a sua carreira profissional.

As referências podem ser de colegas, pessoas responsáveis pelas actividades, ou inclusive de familiares. Pessoas que tenham sido testemunhas do seu esforço e de que realizou as suas tarefas eficientemente.

Deve sempre ter uma boa relação de comunicação com os seus chefes directos pois em momentos destes precisará que tenham uma opinião positiva de si.