CV Resume Logo
Curriculum vitae > Selecção de pessoal

Selecção de pessoal

Após apresentar o Currículum Vitae, a maioria das pessoas consegue entrar para o processo de selecção de pessoal. É a oportunidade que as empresas têm de avaliar todos os candidates e eleger os melhores.

Sem dúvida que os candidatos estão numa posição ingrata. Primeiro porque se encontram a um passo de conseguir o trabalho que tanto anseiam e, em segundo lugar, porque um único erro pode deitar tudo a perder. É por isso que enfrentar uma selecção de pessoal não é nada fácil. É necessário que tenha tranquilidade e segurança durante todo o processo.

As avaliações correspondem a diferentes áreas. Não se avaliam apenas os conhecimentos mas também é muito importante a área emocional, social, psicotécnica, etc. Assim, para conseguir um determinado emprego, é necessário que os trabalhadores tenham um equilíbrio, que consigam desenvolver responsabilidades, e que possam ter uma boa relação com os outros. É muito importante a atitude dos candidatos em cada uma das etapas de avaliação. Os responsáveis pela selecção de recursos humanos procuram pessoas dispostas a ser líderes e a enfrentar desafios, e sobretudo pessoas comprometidas com o cumprimento das suas metas pessoais e profissionais. É necessário mostrar essas qualidades na hora da selecção.

Mesmo que o tempo não seja muito, deve sempre encontrar uma oportunidade para referir o seu interesse em ser eleito e a sua capacidade de trabalhar em equipa. Hoje em dia, as empresas não procuram pessoas que sejam individualistas, mas sim que saibam respeitar e levar em conta o apoio dos seus colegas de trabalho. Assim, conseguirão mais facilmente cumprir os objectivos da organização.

Durante o processo de selecção tudo pode influenciar a decisão final dos responsáveis. Por isso, os candidatos devem estar muito bem preparados para cada uma das avaliações e não apenas para a entrevista pessoal ou para o exame de conhecimentos. Apesar de estas serem as avaliações mais comuns, também deve preocupar-se com os outros aspectos.