CV Resume Logo
Curriculum vitae > Curriculum Vitae: Preguntas frecuentes

Currículum Vitae: Preguntas frecuentes

Que posso fazer se a minha experiencia não é relevante para a posição a que me estou a candidatar?

Pense nas suas capacidades e aptidões que se poderiam aplicar ao novo emprego. Lembre-se doas competências que adquiriu em empregos anteriores ou em outras actividades/experiências da sua vida: trabalhar sobre pressão, trabalhar em equipa, falar outras línguas no trabalho ou em viagens, capacidade de comunicação, domínio da escrita, capacidade de convencer pessoas.

Como explicar os períodos de inactividade?

Pense nas coisas que fez durante esses períodos. Se se dedicou a actualizar os seus conhecimentos, estudou línguas ou fez formações, com certeza que isso são mais-valias que adquiriu. Ou se decidiu ter filhos ou dedicar-lhes tempo o que certamente aumentou a sua capacidade de organização, pervisão, trabalhar sob pressão, atenção aos detalhes, resolução de problemas. Refira no seu CV as competências que adquiriu ou melhorou nos períodos de inactividade.

Tenho muita experiência mas... nunca elaborei um CV.

Depois de muito tempo a trabalhar, procurar emprego pode ser muito difícil. É possível que só tenha preenchido um formulário há 15 anos atrás e desde aí tenha trabalhado sempre no mesmo local ou tenha sido sempre contactado para mudar de emprego. Assim, o que tem a fazer é listar as coisas mais importantes, os resultados alcançados e as informações que considere mais adequadas para a posição a que se vai candidatar.

Passei algum tempo a viajar. Como posso reflectir isso de uma maneira interessante no CV?

Refira situações que teve de resolver e as experiências que tiveram mais impacto e termine com o que aprendeu (sempre relacionado com a poição ou com a função a que se candidata).

É adecuado referir todos os trabalhos temporários quando procuro um emprego adequado à minha preparação e experiência?

Num CV de duas páginas não vai poder fazer uma lista de todos os trabalhos temporários que teve, mas pode enfatizar aqueles em que teve a possibilidade de aplicar os seus conhecimentos e capacidades ou aqueles em que lhe aumentaram as responsabilidades, mesmo que só tenha trabalhado lá por um curto período de tempo.